O ciclista português Rui Costa (Lampre-Merida) manteve este domingo o terceiro lugar na Volta a Pequim, última prova do circuito mundial, após a terceira etapa, ganha pelo norte-americano Tyler Farrar (Garmin-Sharp).

No final dos 176 quilómetros, entre Yanqing e Qianjiadian Chao Yang Temple, Farrar foi o mais rápido, terminando o percurso em 4:15.46 horas, à frente do eslovaco Luka Mezgec (Giant-Shimano) e do belga Nikolas Maes (Omega Pharma-Quick Step).

Rui Costa foi 44.º na etapa, com o mesmo tempo do vencedor, e manteve o terceiro lugar, a sete segundos do belga Philippe Gilbert (BMC) e a dois do sul-africano Reinardt Janse van Rensburg (Giant-Shimano).

"Hoje foi uma etapa dura, com muita montanha, mas situada longe da meta, o que permitiu ao pelotão reagrupar e discutir a chegada ao 'sprint'. Estava à espera que chegasse um grupo mais pequeno ao final e que houvesse maiores diferenças na classificação geral, mas não, está quase tudo na mesma em termos classificativos e os adversários estão bastante fortes", considerou Rui Costa.

Numa mensagem publicada na sua página oficial do Facebook, o ex-campeão do Mundo lembrou que a etapa "esteve ameaçada por causa do elevado risco de poluição do ar, mas como choveu, o ar ficou mais limpo", considerando que a decisão da Volta a Pequim acontecerá na segunda-feira.

"É o último dia para fazer diferenças na classificação geral, com uma chegada em alto. Vou dar o meu melhor para me manter no pódio, oxalá as minhas pernas me ajudem. O corpo já dá sinais de desgaste mas já falta pouco", disse.

Fábio Silvestre (Trek), o outro português ainda prova, foi 15.º na etapa e é 104.º na geral, a 23.18 minutos de Gilbert.

Na segunda-feira corre-se a quarta e penúltima etapa da Volta a Pequim, com os ciclistas a terem de percorrer 157 quilómetros, entre Yanqing e a montanha Mentougou Miaofeng, com a meta a coincidir com uma contagem de primeira categoria.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.