Se gosta de pedalar e ajudar, o V Bike Tour Tiago Machado é uma boa sugestão, com os fundos do passeio solidário, organizado pelo ciclista da NetApp-Endura, a reverterem para a associação “Dar as Mãos”.

“O Bike Tour Tiago Machado é um passeio de bicicletas que tem o objetivo de incentivo à prática desportiva, nomeadamente ao ciclismo, com fins de cariz social”, começou por explicar Tiago Machado, referindo que este ano a sua escolha recaiu na associação “Dar as Mãos”, que, desde 1994, promove no município de Vila Nova de Famalicão a integração social e comunitária de pessoas em situação de carência socioeconómica.

“Tiaguinho”, como gosta de ser chamado, enche-se de orgulho ao lembrar à agência Lusa que o seu passeio solidário, a decorrer a 09 de novembro, é a mais antiga de todas as iniciativas do género em Portugal e, confessa, a ideia nem nasceu de nenhuma premeditação extraordinária.

“A ideia surgiu numa conversa com um amigo durante um treino. Íamos a dizer que a minha freguesia estava muito `morta´ e que precisava de algo para a dinamizar. Lógico que escolhemos um passeio de bicicletas para isso”, contou à Lusa.

Cinco anos passaram e o ciclista, que para o ano voltará ao WorldTour com as cores da russa Katusha, não podia estar mais satisfeito.

“O número de participantes tem vindo a aumentar ano após ano. No primeiro, foram 150 inscritos, no segundo 225, no terceiro 350, e no ano passado fomos 500”, enumerou, avançando que, até ao momento, e com mais de uma semana ainda para o evento, o seu Bike Tour conta com 270 participantes.

E Machado deixa o alerta: "mesmo que não seja `profissional´ na arte de pedalar, não deixe de participar, seja pelo facto de estar a contribuir para a associação Dar as Mãos, seja pelos inúmeros prémios que vão ser sorteados entre os participantes".

Qualquer um dos inscritos está habilitado a ganhar um equipamento e um boné da NetApp-Endura, a equipa que o corredor de Famalicão representa até ao final do ano, um bidão da Katusha e um troféu alusivo à prova, com todas as crianças a receberem uma medalha de participação.

O “herói” do Tour – caiu, entrou na ambulância, voltou à estrada, chegou fora de controlo ao final da décima etapa e foi repescado devido à sua bravura pela organização – não será o único grande nome da modalidade presente.

“Até ao momento, já confirmaram a presença os meus amigos Nelson Oliveira [ciclista da Lampre-Merida e duplo campeão nacional], Bruno Pires [companheiro de Alberto Contador na Tinkoff-Saxo] e os boavisteiros Daniel Silva, Vergílio Santos e Célio Sousa”, revelou.

A inscrição para o passeio, que terá aproximadamente 20 quilómetros e começa às 09h00 de 09 de novembro em Vila Nova de Famalicão, custa cinco euros para adultos e três para crianças até aos 12 anos.