A equipa continental da Astana foi suspensa das competições e o seu diretor desportivo, Dmitri Sedoun, foi afastado de funções, após o terceiro caso de doping na formação, anunciou hoje a Federação Cazaque de Ciclismo.

“A direção da Federação decidiu suspender a atividade da equipa continental da Astana enquanto a investigação interna em relação aos casos de doping estiver em curso”, salientou em comunicado a federação, anunciando também o afastamento de Dmitri Sedoun.

Na quinta-feira, o diretor geral da Astana, o ex-ciclista Alexandre Vinokurov, já tinha suspendido a atividade da “equipa B”, depois de ter sido detetado um terceiro caso de doping, o quinto incluindo os dois registado na formação do World Tour.

As análises de Ilya Davidenok, Victor Okishev e Artur Fedossoyev, da equipa continental, acusaram a presença esteroides anabolisantes androgénicos, enquanto as dos irmãos Maxim e Valentin Iglinskiy, da equipa principal, detetaram eritropoietina (EPO).

A equipa do escalão continental – uma espécie de terceira divisão - está separada da que compete no World Tour e que conta nas suas fileiras com o campeão da Volta a França, o italiano Vincenzo Nibali, que já veio dizer, em declarações à Gazzetta dello Sport, que vai continuar na Astana.

“Não vou sair, mesmo que tenha o direito de fazê-lo”, disse o ciclista.

Entretanto decorre uma investigação da Comissão de Licenças da União Ciclista Internacional (UCI) a propósito destes casos, mas Vinokourov não teme perder a licença World Tour, que impediria a equipa de competir em 2015.

"Não há qualquer problema. Já demos todas as explicações que nos pediram", frisou na quinta-feira o diretor geral da Astana, que enquanto corredor esteve suspenso por dopagem sanguínea entre 2007 e 2009.