O ciclista espanhol Alejandre Marque, que no próximo ano regressará ao ciclismo português para representar a equipa Efapel-Glassdrive, considerou que "será difícil" repetir a vitória de 2013 na Volta a Portugal, mas mostrou vontade em conseguir o êxito.

O corredor galego, que em 2014 esteve afastado da competição até ser ilibado de um controlo `antidoping´ anómalo na Volta que ganhou, reconheceu que tal lhe retirou ritmo competitivo.

"Quando se ganha uma vez, queremos sempre repetir, será algo difícil, mas é algo que tenho em mente", disse o ciclista, completando: "Este foi um ano complicado, em que estive praticamente parado, sem competição, vamos ver se ganho rapidamente ritmo para estar na luta."

Em declarações à Agência Lusa, Alejandre Marque mostrou-se "muito contente por voltar a Portugal", onde garante foi sempre "muito bem recebido e tratado", deixando para trás "um ano para esquecer".

"Passei do top ao nível mais baixo, valeu-me a família e os amigos para me apoiar. Estão aqui dentro diferentes sentimentos que quero colocar cá fora na competição", disse.

Neste regresso ao pelotão nacional, o corredor espanhol será agora rival dos antigos companheiros da equipa Quinta da Lixa-OFM, com quem partilhou, na estrada, o êxito de 2013, e como apoio, a vitória de Gustavo Veloso em 2014.

Alejandre Marque garantiu que, independentemente da competição, a "amizade virá sempre ao de cima".

"Cada um lutará pelos seus interesses desportivos quando estivermos em cima da bicicleta, mas, acima de tudo, somos amigos", afirmou, completando: "Sei que nos vão querer por como principais adversários, mas sabemos até onde chega a rivalidade."