O britânico Mark Cavendish, campeão mundial de ciclismo de estrada em 2011 e vencedor de 25 etapas na Volta a França, deixou hoje entender que não participará dos Jogos Olímpicos 2016, no Rio de Janeiro.

“A minha ausência nos Jogos não é um dado seguro a 100 por cento, mas vai ser difícil lá estar. Para ser honesto, não deverei ir”, disse Mark Cavendish, invocando compromissos com a sua atual equipa, a Etixx-Quick-Step, para justificar a sua provável ausência.

O ciclista britânico, cujo contrato com a equipa belga assinado em 2013, proveniente da Sky, entrou no último ano, afirmou que o compromisso que tem com a entidade patronal está acima das suas ambições de conquistar um título olímpico pela primeira vez.

Além disso, o percurso da prova no Rio de Janeiro não é favorável aos 'sprinters', visto que tem um troço em empedrado e três escaladas muito exigentes, que fazem com que Cavendish considere que não é à sua medida .

Por outro lado, sublinhou o facto de a União Ciclista Internacional (UCI) segregar completamente o ciclismo de pista do de estrada: “Não posso ganhar a prova de fundo, não posso ganhar o contrarrelógio e na pista é impossível qualificar-me sem abandonar a estrada”.