O ciclista italiano Diego Ulissi, suspenso por um controlo positivo por salbutamol na Volta a Itália de 2014, poderá voltar à competição a 28 de março, anunciou hoje a sua equipa Lampre-Merida.

De acordo com a formação italiana, Ulissi comunicou ter recebido uma sanção de nove meses de suspensão por parte do Comité Olímpico Suíço, pelo que, poderia voltar a correr a 28 de março, uma vez que, desde que deu positivo, em maio, só correu pontualmente.

“A equipa, tomando conhecimento desta decisão, sublinha que esta sanção confirma que o atleta agiu por negligência, sem ter como objetivo melhorar as suas performances”, frisou a Lampre-Merida.

O salbutamol, um produto utilizado, habitualmente, para tratar da asma, foi encontrado nas análises de Ulissi num nível (1900 ng/ml) superior ao limite permitido (1000 ng/ml).

O corredor toscano, que antes de ser excluído do Giro ganhou duas etapas, explicou então que tinha feito duas inalações de um medicamento que continha salbutamol, depois de ter sofrido uma queda numa etapa.

O italiano, de 25 anos, sujeitou-se a testes especiais, realizados na Suíça, de modo a replicar as condições da corrida, de modo a demonstrar que foram as circunstâncias que originaram níveis tão altos da substância.