O ciclista português Rui Costa afirmou esta sexta-feira que "é sempre um objetivo vencer com a camisola de Portugal" e voltar a conquistar o título mundial alcançado em 2013, mas prefere não elevar as expetativas.

Em declarações à Agência Lusa, na apresentação da equipa de sub-23 da Liberty Seguros-Carglass, em Oliveira de Azeméis, o ciclista mostrou-se prudente: "Não tive ainda tempo para estudar a prova [que vai decorrer nos Estados Unidos], mas vai ser duro."

"É sempre um objetivo vencer este tipo de competições em que representamos Portugal, porque existe uma motivação extra para querer dar o máximo e fazer o nosso melhor", acrescentou o atleta.

Em relação à nova época, Rui Costa garantiu que as expetativas são de que "a temporada corra, pelo menos, tão bem como a que passou", acrescentando esperar que "não aconteçam nenhuns azares".

O corredor nortenho voltou a frisar que "ficaria satisfeito se ficasse nos 15 primeiros do Tour", mas acrescentou que "se ficasse nos dez primeiros era excelente".

"Prefiro não sonhar alto, porque o Tour é uma prova com muitas incertezas e onde podem acontecer logo desde início quedas ou problemas de saúde, por isso, prefiro reavaliar objetivos no final da primeira semana da prova", concluiu.

O evento contou também com a presença de Hermínio Loureiro, presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Emídio Guerreiro, secretário de Estado do Desporto e Juventude, Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, e Joaquim Gomes, diretor da Volta a Portugal.