O ciclista Osvaldo Walter, da equipa do Porcelana do Cuanza Norte, sagrou-se este domingo campeão da corrida de fundo de elite da primeira edição do Grande Prémio Tanaka de ciclismo de estrada, que decorreu na província de Benguela.

Depois de percorrer 140 quilómetros, sendo 110 km no sábado no percurso Benguela/Dombe Grande, e vice-versa, e 30 no domingo em circuito fechado, na Praia Morena, o atleta conquistou o título individual na categoria de elite, com o tempo acumulado de 3h31min10s, numa vantagem de 6s sobre o segundo colocado, o Nilton Cravid, do Hotel Luso de Benguela.

Em representação do Benfica de Luanda, o ciclista Walter da Silva, mais conhecido como “Fecha”, terminou a prova de fundo na terceira posição, enquanto Geovani Betilson, do Porcelana do Cuanza Norte, foi terceiro. Fábio Andrade, da recém-criada formação Jair Transportes, de Benguela, alcançou o quinto lugar.

Já na categoria de masters, o ciclista Walter Silva “Touro”, da equipa Jair Transportes, conquistou o título individual, ao percorrer as duas voltas da prova, num total de 54 quilómetros, em 1h31min12s, batendo assim o cuanza-nortenho José Maria e o benguelense Dami Gomes, segundo e terceiro, respetivamente.

Edilson Castro e Carlos Mendes, ambos da Jair Transportes, terminaram em quarto e quinto lugar, respetivamente, em master.

Em relação à corrida de cadetes, o ciclista Brandon Pepino, do Hotel Luso, foi o grande vencedor. Kiambote João, do Porcelana do Cuanza Norte, terminou no segundo posto, enquanto Gerson dos Santos, Jair e Luís Carapinha ocuparam, respetivamente, a 3ª, 4ª e 5ª posições.

Entre as equipas na categoria de elites, o Porcelana do Cuanza Norte foi a melhor classificada, ao terminar em primeiro lugar, ao passo que o Hotel Luso e a Jair Transportes ficaram em segundo e terceiro lugar do pódio.

A 1ª edição do Grande Prémio de Ciclismo de estrada, em homenagem à figura do malogrado Mário Rui de Vasconcelos “Tanaka”, juntou em dois dias 50 atletas nas provas de cadetes, elite e master, numa organização da Associação Provincial de Ciclismo de Benguela (APCIB), em parceria com o empresariado local.