O norueguês Alexander Kristoff (Katusha) conseguiu hoje a segunda vitória em etapas na Volta ao Qatar em bicicleta, ao vencer a quarta tirada, em que o holandês Niki Terpstra (Etixx-Quickstep) se manteve na liderança.

No final dos 165,5 quilómetros, que ligaram Al Thakhira a Mesaieed, Kristoff impôs-se no ‘sprint’ final ao eslovaco Peter Sagan (Tinkoff-Saxo) e ao alemão Niklas Arndt (Giant-Alpecin), cumprindo o percurso em 4:15.57 horas.

Antigo líder da prova, Kristoff somou o segundo triunfo na prova catari, depois de já ter sido o mais rápido na segunda etapa, subindo ao quinto lugar da classificação geral, a 21 segundos de Terpstra.

Na geral, o holandês manteve os seis segundos de avanço sobre o polaco Maciej Bodnar (Tinkoff-Saxo) e 12 sobre o britânico Ian Stannard (Sky).

A etapa de hoje voltou a ficar marcada pelo vento e por muita areia na estrada, causando várias quedas, entre as quais a do britânico Bradley Wiggins (Sky).

Entre os portugueses, Nelson Oliveira (Lampre-Merida) subiu ao 67.º lugar, a 9.40 minutos do líder, depois de ter terminado a tirada na 63.ª posição, a cinco segundos do vencedor.

O seu companheiro de equipa, Mário Costa, foi 42.º na etapa, igualmente a cinco segundos de Kristoff, e subiu ao 94.º lugar, a 12.18 minutos de Terpstra.

Na quinta-feira corre-se a quinta e penúltima etapa, com um percurso de 153 quilómetros, entre Al Zubara Fort e Madinat Ash-Shamal.