A renovada equipa de ciclismo da LA Alumínios-Antarte, apresentada esta quarta-feira, repete a composição 100 por cento lusa e tem como grande objetivo ter o melhor português na Volta a Portugal de 2015.

"Mantivemos a linha 100 por cento portuguesa da equipa, numa aposta clara na juventude, com alguns elementos mais experientes, e vamos fazer o melhor que pudermos", disse o diretor desportivo da equipa paredense, Mário Rocha.

Aquele responsável disse ser objetivo da equipa "superar os resultados de 2014", consciente das "muitas dificuldades" desse desafio, depois dos triunfos obtidos na etapa da Senhora da Graça (Edgar Pinto) e da vitória no Prémio da Montanha na Volta a Portugal (António Carvalho).

"Queremos vencer uma etapa na Volta, tentar conseguir um prémio secundário e ter o melhor ciclista português na prova", precisou, adiantando que a equipa trabalhará para o regressado Hernâni Brôco, ex-Louletano Dunas Douradas, ou para Sérgio Sousa, ex-Efapel - Glassdrive, consoante as provas.

Hugo Sancho, Luís Afonso e Pedro Paulinho são os únicos repetentes de uma formação que perdeu, entre outros, Edgar Pinto, quinto na Volta a Portugal de 2014, Hugo Sabido, "o rei da montanha" António Carvalho, sucessor de Márcio Barbosa, que também deixou a equipa, embora Mário Rocha recuse falar em enfraquecimento.

Para o diretor desportivo da LA-Antarte, "a equipa é muito idêntica e completa", destacando a existência de "bons finalizadores, roladores de excelência e bons trepadores".

Com o mesmo orçamento de 2014, na ordem dos 350 mil euros, a formação paredense terá como principais adversários "a W52, a Efapel e a formação de Tavira", equipas que contam com antigos vencedores da Volta (Gustavo Veloso, Ricardo Mestre e Alejandro Marque), sem esquecer, acrescentou Mário Rocha, "o Boavista, do `eterno´ segundo Rui Sousa".

À margem da cerimónia de apresentação, realizada na Casa da Cultura de Paredes, Hernâni Brôco, de 33 anos, disse estar "muito satisfeito" pelo regresso a um clube no qual viveu "os melhores momentos enquanto ciclista" e disse "sentir uma força extra para acabar a obra que ficou por acabar em 2011".

"Foram três anos a terminar no quinto lugar, dois deles cá, mas a andar sempre entre os primeiros e há esse objetivo de acabar a obra, que é tentar vencer. Quando se tem uma relação fantástica com o diretor desportivo, como acontece com o Mário Rocha, tudo fica mais fácil", disse o ciclista de Torres Vedras à agência Lusa.

A LA Alumínios-Antarte vai participar em todas as provas do calendário nacional e outras no estrangeiro, estando confirmadas as presenças nas voltas a Madrid e Castilla-Léon, mas o arranque da temporada será dado de 18 a 22 de fevereiro, no âmbito da Volta ao Algarve.

Equipa da LA Alumínios-Antarte para 2015:

Amaro Antunes (ex-Banco Bic-Carmim), Bruno Silva (ex-Efapel Glassdrive), Francisco Costa (ex-CC Spol NovaGalicia), Hernâni Brôco (ex-Louletano Dunas Douradas), Hugo Sancho, Hugo Vaz (ex-Anicolor Mortágua), Leonel Coutinho (Liberty Seguros/Feira/KTM), Luís Afonso, Nuno Meireles (ex-Maia - Bicicletas Andrade), Pedro Paulinho e Sérgio Sousa (ex-Efapel - Glassdrive).

Diretor desportivo: Mário Rocha