O ciclista italiano Andrea Guardini (Astana) venceu hoje ao 'sprint' a etapa inaugural da Volta a Omã e é o primeiro líder da prova, enquanto os portugueses Rui Costa e Nelson Oliveira chegaram integrados no pelotão.

Guardini cruzou a meta à frente do belga Tom Boonen (Etixx-QuickStep) e do também italiano Matteo Pelucchi (IAM Cycling), completando os 161 quilómetros entre Castelo de Bayt Al Naman e Al Wutayyah em 3:45.38 horas. O norueguês Alexander Kristoff (Katusha), vencedor de três etapas na Volta ao Qatar, foi quarto.

Rui Costa, campeão do Mundo em 2013, e Nelson Oliveira, atual campeão nacional de fundo e de contrarrelógio, ambos da equipa Lampre, chegaram em 64.º e 103.º, respetivamente, com o mesmo tempo do vencedor.

Graças à bonificação da vitória, Guardini comanda com quatro segundos de avanço sobre Boonen e cinco sobre o austríaco Patrick Konrad (Bora-Argon 18), que beneficiou das bonificações dos 'sprints' intermédios para ocupar o terceiro lugar da geral. Rui Costa segue em 67.º e Nelson Oliveira em 107.º, a 10 segundos do camisola amarela.

Na quarta-feira, a segunda etapa liga Castelo de Al Hazm a Al Bustan, na distância de 195 quilómetros.