O ciclista português Fábio Silvestre (Trek) foi hoje o segundo classificado no primeiro setor da etapa inaugural da Volta à Andaluzia, em Espanha, após um final atribulado, devido a uma queda.

Na ponta final dos 118,3 quilómetros que ligaram La Rábida a Hinojos, na província de Huelva, o holandês Pim Ligthart (Lotto-Soudal) tirou o melhor partido da confusão instalada e lançou-se para o triunfo a cerca de 1.500 metros da meta, batendo Silvestre e o esloveno Grega Bole (CCC Sprandi) por dois segundos.

Uma queda coletiva a cerca de dois quilómetros da chegada quebrou a ordem do pelotão e deixou na frente um grupo de cerca de 30 corredores. Aproveitando a indecisão gerada e a falta de apoio dos ‘sprinters’, nomeadamente o alemão John Degenkolb (Giant-Alpecin), Ligthart atacou na inclinação final e venceu em 3:01.44 horas.

O espanhol Alberto Contador (Tinkoff-Saxo) e o britânico Chris Froome (Sky), principais figuras do pelotão da Volta à Andaluzia, escaparam ilesos e terminaram a etapa no grupo da frente, também a dois segundos do vencedor. O português Sérgio Paulinho (Tinkoff-Saxo) foi 70.º, a 3.27 minutos.

A primeira etapa completa-se durante a tarde de hoje, com um contrarrelógio individual de 8,2 quilómetros em Coria del Río, Sevilha.