O ciclista português Rui Oliveira foi hoje 16.º classificado na prova de `scratch´ do Campeonato do Mundo de pista, na categoria de elite, disputada em Saint-Quentin-en-Yvelines, arredores de Paris.

De acordo com comunicado da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), a corrida de 15 quilómetros foi sempre disputada em alta velocidade, com o último terço a assistir a uma intensidade crescente. Rui Oliveira chegou a pedalar adiantado relativamente ao pelotão, mas acabou por não conseguir acompanhar os corredores mais experientes na fase decisiva.

O vencedor foi o alemão Lucas Liss, que foi acompanhado no pódio pelo espanhol Albert Torres e pelo norte-americano Lea Bobby, segundo e terceiro classificados, respetivamente.

O jovem gaiense, de apenas 18 anos, foi o primeiro português a participar numa corrida de elite de um Campeonato do Mundo de pista.

“Como estava na retaguarda do pelotão quando se deu a fuga que veio a decidir a corrida, acabei por ficar no corte e já não foi possível responder. No entanto, para uma primeira participação, considero que o Rui esteve técnica e taticamente à altura. Vamos continuar a trabalhar para ir melhorando”, disse o selecionador português de pista, Gabriel Mendes, em declarações à FPC.