O ciclista espanhol Rafael Valls (Lampre) causou surpresa ao vencer hoje a quarta etapa da Volta a Omã, no topo da 'Montanha Verde', assumindo a liderança da prova num dia em que o português Rui Costa foi sexto.

Valls, companheiro de equipa de Rui Costa, completou a tirada de 189 quilómetros entre Mascate e Jabal al Akhdhar em 5:46.48 horas, com cinco segundos de vantagem sobre o norte-americano Tejay van Garderen (BMC) e 19 face ao seu compatriota Alejandro Valverde (Movistar).

Logo depois chegaram, por esta ordem, o polaco Rafal Majka (Tinkoff-Saxo), o francês Thibaut Pinot (FDJ) e o corredor português, campeão do Mundo de 2013, que gastou mais 39 segundos do que o Valls.

A subida final, com 5,7 quilómetros e 10,5% de inclinação média, provocou mudanças significativas na geral. Valls destronou o suíço Fabian Cancellara e apoderou-se da camisola vermelha, com nove segundos de avanço sobre Van Garderen e 19 sobre Valverde, enquanto Rui Costa subiu de 28.º para 11.º, a 1.45 minutos.

O português Nelson Oliveira, também da Lampre, que chegou no 57.º posto, 6.06 minutos depois do vencedor da etapa, é agora 104.º classificado, a 17.43 minutos.

No sábado, a quinta e penúltima etapa vai ligar a Praia de Al Sawadi a Mascate, na distância de 151 quilómetros.