O ciclista britânico Geraint Thomas (Sky) procura hoje suceder ao polaco Michal Kwiatkowski como vencedor da Volta ao Algarve, na etapa rainha da 41.ª edição, que termina no alto do Malhão (Loulé).

Depois de defender a sua amarela no contrarrelógio da terceira etapa, Thomas parte para os 218,3 quilómetros entre Tavira e o alto do Malhão, uma contagem de montanha de segunda categoria no ponto mais alto de Loulé, com 30 segundos de vantagem para o vencedor da véspera.

O alemão Tony Martin (Etixx-QuickStep), vencedor da ‘Algarvia’ em 2011 e 2013, é o principal adversário do britânico da Sky, sendo secundado na tarefa de destronar o líder pelo seu companheiro Michal Kwiatkowski, o homem que conquistou a prova em 2014 e que hoje está a 39 segundos do primeiro.

Outro dos potenciais vencedores da etapa rainha poderá ser Tiago Machado (Katusha), o melhor português na geral (é sétimo a 01.07 minutos de Thomas), que nas últimas edições muito tem tentado ser o primeiro no topo.

Com Alberto Contador, o melhor no Malhão no ano passado, ausente, os únicos ciclistas que podem repetir triunfo no alto são o australiano Richie Porte (Sky), que em 2012 foi primeiro rumo à vitória final, e o português Hugo Sabido, que triunfou nessa etapa para levar para casa a amarela.

Muito antes da subida final, o pelotão, que sai às 10:50 horas de Tavira, vai enfrentar duas metas volantes, uma ao quilómetro 30,5 e outra ao 84, antes de rumar à contagem de montanha de segunda categoria situada no Malhão (176,6 km), na primeira passagem de duas pela meta.

Depois de descerem pelo lado oposto à subida, os ciclistas vão passar na contagem de terceira categoria de Ameixeirinhas (207,3 km), antes de empreenderem a escalada final, que termina no Malhão.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.