Todas as etapas em linha da próxima edição da Volta a França em bicicleta vão ter bonificações, anunciou hoje a organização da prova gaulesa.

Pela primeira vez em oito anos - a edição de 2007 foi a última com bonificações -, os três primeiros de cada etapa em linha do Tour vão receber um bónus: 10 segundos para o vencedor, seis para o segundo e quatro para o terceiro.

O regresso das bonificações tinha sido anunciado em outubro último durante a apresentação da prova em Paris, mas a organização não tinha ainda decidido se as mesmas se aplicariam apenas nas etapas em linha ou para a totalidade do percurso, tendo finalmente se decidido pela primeira fórmula.

"Vamos introduzi-las na corrida como forma de compensar o contrarrelógio do primeiro dia em Utrecht (Holanda). A ideia é dinamizar a primeira semana da prova", disse o diretor da corrida, Thierry Gouvenou, à AFP.

Christian Prudhomme, diretor do Tour e que sempre se mostrou reticente quanto à introdução de bonificações, sublinhou que a alteração não terá de perdurar: "Continuo a pensar que o tempo real é preferível, mas sou pragmático.

As bonificações justificam-se em função do percurso. Esta é a primeira vez, depois de muitos anos, que vamos ter os 10 primeiros dias em plano."