O alemão André Greipel (Lotto Soudal) parece lançado para voltar a ser o ciclista mais vitorioso da temporada, depois de hoje se impor com autoridade na segunda etapa do Paris-Nice.

O campeão alemão respondeu ao trabalho da Lotto Soudal e alcançou a ssegunda vitória de 2015 – a primeira foi na Volta ao Algarve -, batendo ao ‘sprint’, em Saint-Amand-Montrod, Arnaud Demare (FDJ) e John Degenkolb (Giant-Alpecin), à frente de um pelotão no qual seguiam os portugueses Rui Costa e Nelson Oliveira, da Lampre-Merida, Tiago Machado (Katusha) e Sérgio Paulinho (Tinkoff-Saxo).

Com as mesmas 4:30.18 horas do vencedor, cruzou a meta, colocada 172 quilómetros depois da partida em ZooParc de Beauval, o campeão do mundo Michal Kwiatkowski (Etixx-Quickstep), que manteve a camisola amarela, mas viu Degenkolb reduzir as distâncias graças às bonificações.

O ciclista da Giant-Alpecin é agora terceiro, a dois segundos do polaco e do australiano Rohan Dennis (BMC), segundo classificado com o mesmo tempo.

Mas mais do que os acontecimentos do final, a segunda etapa ficou marcada por ataques de nomes grandes, já depois do voluntarioso Arnaud Gérard (Bretagne-Séche Environnement), que andou fugido 134 quilómetros, ter sido alcançado.

Num dia tendencialmente propício para uma chegada ao ‘sprint’, Tony Martin (Etixx-QuickStep) resolveu mostrar-se, fugindo ao pelotão com 9,5 quilómetros para percorrer. Na resposta, saltaram o vencedor da Volta ao Algarve, Geraint Thomas (Sky), e Lars Boom (Astana), com os três a conseguirem uma margem que Lotto Soudal, Lotto NL-Jumbo e Lampre-Merida não deixaram crescer.

Com a fuga anulada, restou ao pelotão ver ‘sprintar’ quem sabe, com Rui Costa (44.º), Nelson Oliveira (66.º), Tiago Machado (74.º) e Sérgio Paulinho (109.º) a chegarem tranquilamente no grupo.

Menos sorte teve Mário Costa (Lampre-Merida) que, depois de ter caído na véspera, foi 156.º e antepenúltimo na etapa, caindo para a mesma posição na geral, a 04.23 minutos de Kwiatkowski.

Com os resultados de hoje, Tiago Machado regressou à 24.ª posição, Rui Costa é 29.ª, Nelson Oliveira é 49.º e Sérgio Paulinho é 66.º.

Na quarta-feira, corre-se a terceira etapa, 179 quilómetros entre Saint-Amand-Montrond e Saint-Pourçain-sur-Sioule.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.