O ciclista belga Tom Boonen vai ser operado na quarta-feira, em Bruxelas, a uma luxação acrómio-clavicular no ombro esquerdo, na sequência de uma queda na primeira etapa da Paris-Nice, em França, na segunda-feira.

A equipa Etixx-QuickStep, que remete uma estimativa do período de recuperação para depois da operação, informou que os exames complementares revelaram ainda uma fratura na cabeça do rádio, no cotovelo esquerdo, para a qual não há necessidade de intervenção cirúrgica.

"Estou mesmo desapontado. Pela terceira vez seguida acontece-me qualquer coisa inesperada que me afeta para as ‘clássicas’. Sempre em circunstâncias diferentes. Foi uma queda estúpida, com grandes consequências (...). Em dois segundos dei conta de que a minha época das ‘clássicas’ tinha acabado", afirmou Boonen, citado no sítio oficial da sua equipa na internet.

O belga, vencedor de quatro edições da Paris-Roubaix e campeão do mundo em 2005, caiu a menos de 20 quilómetros da meta, após uma paragem repentina no pelotão, sendo de imediato transportado para o hospital de Blois, em França, antes de viajar para a Bélgica, onde foi submetido a novos exames na manhã de hoje.

Wilfried Peeters, diretor desportivo da equipa, manifestou-se confiante de que Boonen, de 34 anos, vai regressar à competição em boa condição assim que recuperar, descartando um final de carreira para o vencedor de três edições da Volta a Flandres.