O ciclista australiano Michael Matthews (Orica GreenEdge) subiu hoje à liderança do Paris-Nice, ao vencer ao ‘sprint’ a terceira etapa, com o português Tiago Machado (Katusha) a subir à 22.ª posição.

No final dos 179 quilómetros, que ligaram Saint-Amand-Montrond a Saint-Pourçain-sur-Sioule, em França, Matthews superiorizou-se aos italianos Davide Cimolai (Lampre-Merida) e Giacomo Nizzolo (Trek), cortando a meta em 4:32.12 horas.

“A equipa fez um trabalho perfeito. Apenas comecei o meu ‘sprint’ a 150 metros da meta. Nos últimos dias, tentámos, mas sem sucesso. Desta feita, a equipa tomou o controlo do pelotão a cinco quilómetros e no final foi fácil”, disse Matthews.

Na geral, Michael Matthews roubou a liderança ao polaco Michal Kwiatkowski (Etixx-QuickStep), campeão do mundo, e ultrapassou também o compatriota Rohan Dennis (BMC), tendo um segundo de avanço sobre ambos.

Rui Costa (Lampre-Merida) foi o melhor entre os portugueses, terminando na 35.ª posição, com o mesmo tempo do vencedor, tal como Nelson Oliveira (Lampre-Merida), 46.º a cortar a meta, e Tiago Machado, 76.º na etapa.

Na geral, Tiago Machado subiu ao 22.º lugar, a 21 segundos de Matthews, Rui Costa é o 27.º, a 22, e Nelson Oliveira ocupa o 42.º posto, a 29.

Mais atrasados na classificação estão Mário Costa (Lampre-Merida), que é 155.º, a 7.34 minutos, e Sérgio Paulinho (Tinkoff-Saxo), que caiu 90 lugares, para 156.º e penúltimo, a 10.03, depois de ter perdido 9.30 minutos.

Na quinta-feira, corre-se a quarta etapa, num percurso de 204 quilómetros, entre Varennes-sur-Allier e Croix de Chaubouret, numa tirada com oito contagens de montanha, a última das quais de primeira categoria, a coincidir com a meta.