A 33.ª Volta ao Alentejo em bicicleta, que decorre entre 25 e 29 deste mês, vai ter "o maior pelotão de sempre" e cinco etapas, com início em Portalegre e final em Reguengos de Monsaraz.

A 'Alentejana' vai ter este ano "um recorde absoluto" de participantes, com um pelotão de 180 ciclistas de 23 equipas, 12 portuguesas e 11 estrangeiras, revelou hoje o diretor técnico da prova, Joaquim Gomes.

O antigo corredor realçou que a Volta ao Alentejo vai continuar a ser "a única prova do mundo por etapas que não apresenta um vencedor repetente", uma vez que este ano não participa nenhum dos anteriores vencedores.

Joaquim Gomes falava aos jornalistas durante a sessão de apresentação da 33.ª da Volta ao Alentejo em bicicleta, que decorreu no auditório da Biblioteca de Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora.

O pelotão da 'Alentejana' deste ano é constituído por 12 equipas portuguesas, das quais seis do escalão continental (W52/Quinta da Lixa, Rádio Popular/Boavista, LA Alumínios/Antarte, Efapel, Team Tavira e Louletano/Ray Just Energy).

Moreira Congelados/Feira/KTM, Anicolor, C.C. José Maria Nicolau, Maia/Ribeiros Bike Shop, Liberty Seguros/Carglass e Sicasal/Constantinos/Udo são as restantes equipas portuguesas em prova.

A lista das equipas fica completa com 11 estrangeiras (as norte-americanas USA Cycling, Optum P/B Kelly Benefit Strategies e Axeon, as norueguesas Team Coop/Oster Hus e Team Fix-it.No, a polaca Activejet Team, as espanholas Euskadi e Murias/Taldea, a russa Lokosphinx, a holandesa Metec - TKH Continental e a equatoriana Team Ecuador).

Tal como no ano passado, a prova tem cinco etapas, num total de mais de 800 quilómetros, e o traçado apresenta como novidades o regresso de Portalegre e Beja à lista de localidades por onde passa a prova, ficando de fora Évora, que em 2014 recebeu a chegada da última etapa.

A primeira etapa liga Portalegre a Castelo de Vide, num total de 143 quilómetros, sendo a segunda de 152 quilómetros, entre Castelo de Vide e Mora.

A terceira tirada da ‘Alentejana’ é a mais longa, com os ciclistas a terem de percorrer quase 190 quilómetros, de Portel a Mértola.

No penúltimo dia de prova, o pelotão vai partir de Aljustrel para 143 quilómetros até Vila Nova de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém.

Para a derradeira etapa, a organização preparou um total de 175 quilómetros, com partida em Alcácer do Sal e chegada a Reguengos de Monsaraz.

A Volta ao Alentejo em bicicleta é organizada pela Podium (ex-PAD) e pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC).

Etapas:

- 25 mar, 1.ª etapa: Portalegre - Castelo de Vide, 143,7 km.

- 26 mar, 2.ª etapa: Castelo de Vide - Mora, 152,5 km.

- 27 mar, 3.ª etapa: Portel - Mertola, 189,6 km.

- 28 mar, 4.ª etapa: Aljustrel - Vila Nova de Santo André, 143,7 km.

- 29 mar, 5.ª etapa: Alcáçer do Sal - Reguengos de Monsaraz, 175,1 km.