O ciclista polaco Maciej Paterski (CCC) é o primeiro líder da Volta à Catalunha, depois de beneficiar de um erro estratégico do pelotão, que permitiu que a fuga chegasse hoje com quase três minutos à meta.

Paterski impôs-se no ‘sprint’ final a Pierre Rolland (Europcar) e Bart de Clerq (Lotto-Soudal), os seus dois companheiros de fuga, que cortaram a meta da primeira etapa, em Calella, com o tempo de 04:33.41 horas, 02.40 minutos à frente de um `adormecido´ pelotão.

Excesso de confiança ou erro de cálculo, o certo é que os três ciclistas podem ter convertido a disputa pela Volta à Catalunha num assunto entre eles na primeira das sete etapas da corrida catalã, sobretudo porque Rolland é um homem com provas dadas na montanha.

Esperava-se que a ligação de 185 quilómetros com partida e chegada em Calella fosse um dia tranquilo para os principais candidatos, mas estes deram demasiada liberdade aos três fugitivos, que andaram em fuga 125 quilómetros e a 20 quilómetros da meta ainda tinham seis minutos de vantagem para o pelotão.

Apesar dos esforços da Sky, Chris Froome, o melhor classificado hoje entre os favoritos à geral, ficou-se pela 11.ª posição, enquanto André Cardoso, o melhor entre os lusos, foi 51.º, também a 02.40 minutos de Paterski.

Sérgio Paulinho (99.º) e Ricardo Vilela (100.º) chegaram integrados no pelotão e Fábio Silvestre (Trek) foi 154.º, a 18.13 minutos de Paterski.

O polaco da CCC lidera a geral, com quatro segundos de vantagem sobre Rolland e oito sobre De Clerq, graças às bonificações.

Na terça-feira, corre-se a segunda etapa, 191 quilómetros entre Mataró e Olot.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.