O espanhol Alejandro Valverde venceu terça-feira a segunda etapa da Volta à Catalunha, num `sprint´ em que o ciclista português da Trek, Fábio Silvestre, foi oitavo.

Valverde, um dos mais importantes ciclistas espanhóis da última década, queria lançar o ‘sprint’ para a vitória do seu colega e grande amigo José Joaquín Rojas, mas acabou por errar nos cálculos de velocidade, `roubando´ o triunfo ao seu companheiro na Movistar, que foi segundo em Olot (Girona), diante do suíço Martin Elmiger (IAM Cycling).

O português Fábio Silvestre voltou a estar em evidência numa prova de prestígio, ao ser oitavo na segunda etapa, com as mesmas 5:02.49 horas do vencedor.

Em mais uma tirada que não foi vista pelos telespetadores – pelo segundo dia, a organização não conseguiu transmitir a corrida, desta vez devido à chuva intensa que fustigou o pelotão nos 191,8 quilómetros entre Mataró e Olot –, os restantes portugueses passaram despercebidos, chegando à meta integrados no pelotão, no qual seguia o líder da geral individual, o polaco Maciej Paterski (CCC).

André Cardoso (Cannondale-Garmin) foi 55.º na tirada, Sérgio Paulinho (Tinkoff-Saxo) 63.º e Ricardo Vilela (Caja Rural) 98.º, com os três a estarem a 02.50 minutos de Paterski na geral.

Já Silvestre é 131.º, a 18.23 minutos do primeiro, que na quarta-feira parte para a terceira etapa, uma ligação de 156,6 quilómetros com início e final em Girona, com uma vantagem de quatro segundos sobre o francês Pierre Rolland (Europcar).