O português Manuel Cardoso (Team Tavira) venceu hoje, ao ‘sprint’, a segunda etapa da Volta ao Alentejo em bicicleta, garantindo também a camisola amarela que estava na posse do australiano James Oran (Team Axeon).

O ‘TGV do Norte’, como é conhecido no pelotão, foi o mais forte nos últimos metros da etapa que terminou na vila de Mora, impondo-se no ‘sprint’ final a Samuel Caldeira (W52/Quinta da Lixa), segundo da etapa, e ao canadiano Ryan Anderson (Team Optum), que foi terceiro.

“Foi uma etapa bastante discutida, com muitos ataques, mas senti-me sempre muito bem. Na parte final, a subida dificultou-me um pouco o trabalho, mas acabei por me colocar na posição certa e vencer. Esta primeira vitória tem um sabor especial para mim e para a equipa, porque temos trabalhado bastante e estamos muito felizes com este triunfo”, afirmou o ciclista.

Apesar de ter o mesmo tempo que James Oran, o português é o novo líder da classificação geral, ao beneficiar de uma melhor pontuação no conjunto das duas etapas, ‘roubando’ assim a camisola amarela ao neozelandês.

Na sexta-feira, corre-se a terceira etapa, a mais longa da prova, que ligará Portel a Mértola, num percurso de 189,6 quilómetros.