O ciclista britânico Geraint Thomas voltou hoje a demonstrar o seu excelente momento de forma e o da equipa Sky, ao vencer isolado a ‘semi-clássica’ belga E3 Harelbeke.

Ao mesmo tempo que Richie Porte subia ao pódio como líder da Volta à Catalunha, o vencedor da Volta ao Algarve festejava a conquista da prova que antecede as clássicas belgas, repetindo uma `dobradinha´ já típica da Sky neste início de temporada.

Destemido, Geraint Thomas saltou do pelotão quando faltavam percorrer 40 dos 218 quilómetros da exigente prova da Flandres, levando na roda o checo Zdenek Stybar (Etixx-QuickStep), outro dos ciclistas em evidência neste início de época, e o eslovaco Peter Sagan (Tinkoff-Saxo).

Apesar dos esforços da BMC e da Katusha, o trio de fugitivos rapidamente ganhou uma vantagem que o pelotão não conseguiu anular. Mostrando a mesma desenvoltura que o levou ao triunfo na Volta ao Algarve, Thomas atacou os companheiros de fuga a quatro quilómetros da meta, situada em Harelbeke.

Stybar ainda tentou resistir – foi segundo a 25 segundos do homem da Sky, que cumpriu o percurso em 5:15.00 horas –, mas Sagan afundou-se completamente, deixando o terceiro lugar para outro corredor da Etixx-QuickStep, o italiano Matteo Trentin, que encabeçou o grupo principal, a 38 segundos.

“Eu estava manifestamente mais forte e fresco do que os meus adversários. É um pouco surpreendente. Queria evitar uma chegada ao `sprint´, mesmo que a minha experiência em pista pudesse, porventura, favorecer-me”, explicou o duplo campeão olímpico de perseguição por equipas.

Considerado uma mini-Volta à Flandres, o E3 Harelbeke revelou-se demasiado duro para dois ciclistas: o suíço Fabian Cancellara (Trek), que caiu e vai perder as clássicas da primavera, e o português Nelson Oliveira, que foi 125.º e penúltimo classificado (abandonaram 65 corredores), a 13 minutos de Thomas.