O ciclista russo Sergei Chernetski (Katusha) venceu hoje a sexta etapa da Volta à Catalunha, marcada por uma queda aparatosa de Alberto Contador (Tinkoff-Saxo), que conseguiu salvar o terceiro lugar na geral.

Esperava-se uma jornada calma nos 194,1 quilómetros entre Cervera e o parque de diversões Port Aventura, em Tarragona, mas uma queda do espanhol Alberto Contador, terceiro da geral, a poucos quilómetros da meta baralhou, ainda que por momentos, a classificação liderada por Richie Porte (Sky).

Numa rotunda, o líder da Tinkoff-Saxo viu outro ciclista embater-lhe por trás, caindo aparatosamente. A salvação do vencedor da Volta a França em 2007 e 2009, que saiu com um joelho mal tratado do contacto com o solo, foi a queda ter-se produzido dentro dos três quilómetros finais, pelo que o tempo que perdeu não foi contabilizado na geral final.

"Estou dorido, mas relativamente bem. Em princípio, não tenho um problema que me impeça de correr amanhã [domingo]", disse o madrileno.

Assim, Contador partirá para os 126,6 quilómetros da última etapa, que serão percorridos no circuito montanhoso de Montjuïc, em Barcelona, a sete segundos do líder, o australiano Richie Porte, que hoje teve uma jornada descansada, proporcionada por uma fuga de 21 corredores, que culminou com a

vitória de Sergei Chernetski.

O russo da Katusha bateu no ‘sprint’ final o francês Julian Alaphilippe (Etixx-QuickStep) e o Maciej Paterski (CCC), com o pelotão, no qual seguiam os portugueses André Cardoso (Cannondale-Garmin) e Fábio Silvestre (Trek), a chegar à meta 01.50 minutos depois.

Pior foi o dia dos outros dois representantes nacionais: Sérgio Paulinho (Tinkoff-Saxo) perdeu 04.29 minutos para ajudar Contador e Ricardo Vilela (Caja Rural) abandonou depois de dias sucessivos de azares.

Na geral, Cardoso é 41.º, a 22.43 minutos de Porte, com Paulinho a surgir 20 lugares mais abaixo (está a 34.10 minutos) e Silvestre a ser 101.º, a 57.47 minutos.