O ciclista Jorge Cristóvão vai percorrer 6.800 quilómetros em bicicleta para ligar Lisboa e Baku, onde irá entregar a bandeira nacional à equipa olímpica portuguesa no âmbito dos primeiros Jogos Europeus que decorrem no Azerbaijão.

"É com um grande orgulho que o município de Proença-a-Nova vê um dos seus filhos envolvidos num grande desafio de sacrifício, vontade e também orgulho pelo que somos e representamos na Europa e no Mundo. Faz todo o sentido que o município acarinhe o projeto deste proencense que transportará a bandeira de Portugal de Lisboa até Baku", refere em comunicado o vereador com o pelouro do Desporto na Câmara de Proença-a-Nova, João Manso.

Jorge Cristóvão, natural de Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, vai transportar a bandeira nacional durante 6.800 quilómetros, que irá entregar à equipa olímpica de Portugal em Baku, a 10 de junho, no âmbito da realização dos primeiros Jogos Europeus, que têm lugar naquela cidade, capital do Azerbaijão, entre os dias 12 e 28 de junho.

"Está tudo programado para que assim seja. Espero que não haja nenhum percalço e que tudo corra como está previsto", refere o ciclista de aventura.

Militar na reserva, Jorge Cristóvão conquistou, em janeiro deste ano, o terceiro lugar no Trans Andes Challenge, no Chile. Realizou treino intensivo durante mais de seis meses para essa competição e, aproveitando a boa forma física, decidiu propor-se a este novo desafio.

"Agora, a minha preparação tem sido fazer longas distâncias, quase todos os dias pedalo acima dos 100 quilómetros mas com mais calma, para o corpo se habituar porque vamos numa posição um bocado ingrata", adianta.

A poucos dias da partida oficial, marcada para sexta-feira, Jorge Cristóvão esteve em Proença-a-Nova a passar a Páscoa e aproveitou as estradas do concelho para treinar.

Jorge Cristóvão parte de Portugal e vai passar por países como Espanha, Itália, Grécia, Turquia ou Geórgia.

A primeira etapa da viagem que liga Lisboa à cidade anfitriã da primeira edição dos Jogos Europeus Baku 2015 termina em Proença-a-Nova e essa vila natal de Jorge Cristóvão será também o palco da partida do segundo dia de viagem, marcada para sábado.

Nesse dia, vários ciclistas da associação Pênêvês vão acompanhar Jorge Cristóvão no percurso que se inicia em Proença-a-Nova.