O procurador da Federação Belga de Ciclismo (RLVB) pediu hoje dois anos de suspensão para o ciclista Greg Van Avermaet, acusado de ter usado, em 2012, um corticosteroide que figura na lista de produtos dopantes.

Greg Van Avermaet (BMC), um dos nomes mais proeminentes do ciclismo belga atual, pode ainda ser condenado, de acordo com a agência Belga, que cita a RLVB, a uma multa de 262.500 euros e à anulação dos seus resultados desportivos de 2012.

O corredor, que hoje se apresentou na sede da federação belga, em Bruxelas, declarou-se inocente e apresentou um atestado médico que o autorizava a utilizar o corticosteroide para tratar ume lesão no calcanhar.

Jaak Fransen baseou a sua acusação numa troca de emails entre Greg Van Avermaet e o médico belga Chris Mertens, de novembro de 2009 até ao final de 2012.

O procurador defende que o corredor usou Diprophos, um corticosteroide que figura na lista de produtos dopantes que não são interditos fora de competição e que são autorizados em competição com a condição de existir um atestado médico a confirmar a prescrição do seu uso.

Os testes ao corredor belga, que recorreu à substância a 29 de março de 2012, três dias antes de ser quarto na Volta a Flandres, não revelaram qualquer rasto do corticosteroide.

O procurador Jaak Fransen considera que o ciclista da BMC usou a cortisona para se dopar e não para tratar uma lesão.

“Talvez haja um atestado para o uso de cortisona e não haja qualquer prova direta, mas o conteúdo dos emails entre os dois homens indica a atitude típica do consumo de cortisona, habitual naquela época para melhorar as prestações desportivas”, defendeu.

O advogado de defesa recordou que a estrela do ciclismo belga passou 98 controlos antidoping na sua carreira, sem qualquer resultado positivo.

“Não é agradável ter de me defender. É uma mancha na minha carreira, mas estou de consciência tranquila. Espero que a decisão seja justa”, declarou Greg Van Avermaet, que tem acumulado postos de honra nas clássicas da primavera, incluindo terceiro lugares no Paris-Roubaix e na Volta à Flandres.

A Comissão disciplinar da RLVB deverá tomar uma decisão a 07 de maio. Enquanto espera o veredicto, Van Avermaet vai poder alinhar no domingo na Amstel Gold Race.