O ciclista espanhol Pello Bilbao (Caja Rural) venceu hoje a primeira etapa da Volta a Castela e Leão, assumindo a liderança da prova, que tem o português Edgar Pinto na décima posição.

No final dos 147,7 quilómetros entre Ávila e Alba de Tormes, Pello Bilbao bateu ao ‘sprint’ os compatriotas Enrique Sanz (Movistar) e Carlos Barbero (Caja Rural), com os três a encabeçarem um grupo de 34 elementos, que cumpriu a primeira etapa em 03:35.19 horas.

No primeiro grupo estava Edgar Pinto (SkyDive Dubai), o melhor português, que foi décimo, sendo seguido na classificação da tirada pelo espanhol Delio Fernandez (W52-Quinta da Lixa) e por Rafael Silva (Efapel), ambos de equipas portuguesas.

Graças às bonificações, Bilbao lidera a geral com quatro segundos de vantagem sobre Sanz e seis sobre Barbero, com o resto do grupo a 10 segundos.

No sábado, corre-se a segunda etapa, a mais longa da Volta a Castela e Leão, na distância de 208 quilómetros entre a Guarda, em Portugal, e Fuentes de Oñoro, em Espanha, com subidas às Penhas Douradas e à Torre (Seia).