O francês Pierre Rolland (Europcar) ganhou hoje a terceira e última etapa da Volta a Castela e Leão em bicicleta, levando para casa o troféu de vencedor da prova na qual Federico Figueiredo (13.º) foi o melhor português.

O alto de Lubían foi decisivo para entregar a amarela final, com o cotado corredor da Europcar a concluir a tirada de 181 quilómetros, que teve início em Zamora, em 04:38.35 horas, 12 segundos à frente de Beñat Intxausti e 18 em relação a Igor Antón.

Rolland lançou o ataque decisivo a dois quilómetros da meta, deixando os dois espanhóis da Movistar sem resposta e com a fraca consolação de subirem ao pódio final – Intxausti foi segundo, a 16 segundos, e Antón terceiro, a 24.

Entre os ‘portugueses’, Delio Fernández (W52-Quinta da Lixa), terceiro classificado da última Volta a Portugal, foi o melhor, concluindo a prova na quinta posição, a 57 segundos do primeiro, depois de hoje ter sido sétimo na terceira etapa.

No ‘top 10’ da geral ficou também Alejandro Marque (Efapel), vencedor da Volta a Portugal de 2013, que foi 13.º na tirada, a 01.29 minutos do vencedor, e concluiu a corrida espanhola em nono.

O melhor ciclista português foi Federico Figueiredo (Rádio Popular-Boavista), que terminou na 13.ª posição da geral individual, a 02.30 minutos de Rolland.