A Comissão de Licenças da União Ciclista Internacional (UCI) decidiu hoje manter a licença profissional à Astana, apesar de terem sido detetados na equipa casos de `doping´.

Segundo a Comissão, que hoje reuniu com representantes da equipa, da UCI e da Universidade de Lausana, a Astana ficará sujeita a um conjunto de medidas especiais durante o resto da presente temporada, medidas essas que a formação se comprometeu a cumprir e que passam por transmitir informações à Comissão de Licenças. A mesma Comissão informou ainda que, caso surjam novos elementos, o processo poderá ser reaberto.

Desde dezembro que a equipa cazaque se encontra a competir com uma licença provisória, depois de detetados casos de dopagem na equipa, quer no `World Tour´, quer na categoria continental.

Desde então, e após ter sido alvo de uma auditoria, a equipa está obrigada a cumprir um conjunto de normas ‘apertadas’ relativas à área técnica e médica, bem como a nível de calendário dos ciclistas.

Com a manutenção da licença para competir, a equipa fica assim com ‘via aberta’ para defender o título conquistado na edição de 2014 da Volta a França, com a vitória do italiano Vincenzo Nibali.