O ciclista português José Silva perdeu hoje a liderança do Titan Desert, competição de resistência todo-o-terreno que se disputa em Marrocos, depois de terminar em 29.º lugar a quinta etapa, ganha pelo espanhol Henrique Morcillo.

O novo líder da prova, que José Silva comandava desde a primeira etapa, é agora o colombiano Diego Alejandro Tamayo, que terminou a tirada em terceiro lugar, a 02.42 minutos de Henrique Morcillo, que fez o tempo de 4:00.13 horas.

José Silva, que não resistiu à exigente etapa entre Erg Znaigui a Merzouga, na distância de 102,08 quilómetros, realizada totalmente no deserto e com o recurso apenas a GPS, terminou em 29.º, a 46.42 minutos do vencedor, ‘afundando-se’ na geral, para o 10.º posto.

O colombiano Diego Alejandro Tamayo, que iniciou a etapa a apenas um segundo do então líder José Silva, parte para a derradeira etapa de consagração do ‘rei do deserto’ com mais de cinco minutos de vantagem sobre o espanhol Ibon Zugasti.

O terceiro lugar do pódio da geral do Titan Desert é ocupado pelo espanhol Henrique Morcillo, que hoje ganhou a tirada.

A sexta e última etapa do Titan Desert vai ligar sábado Merzouga a Maadid, na distância de 65,610 quilómetros, com um desnível de 303 metros.

Esta tirada, tida de consagração e homenagem aos ciclistas resistentes à dureza das cinco etapas anteriores, pode, no entanto, provocar algumas surpresas na classificação geral.

A Titan Desert, que termina sábado com a realização da sexta e última etapa, é uma prova de ciclismo todo-o-terreno, que passa pela alta montanha e