A sétima etapa da Volta a Itália em bicicleta, a mais longa desta edição do Giro, foi hoje ganha ao ‘sprint’ pelo italiano Diego Ulissi, da Lampre-Merida, mantendo-se a camisola rosa com o espanhol Alberto Contador.

O principal facto do dia acabou mesmo por ser a comparência à partida do espanhol Alberto Contador: o líder da Tinkoff-Saxo tinha caído na véspera e por duas vezes deslocou o ombro esquerdo, o que colocou em causa a sua permanência no Giro e o obrigou a alinhar com uma ligadura especial.

Contador cumpriu a sua vontade de continuar e não deitar a perder toda a preparação da época para a prova italiana. Fez uma corrida naturalmente na defensiva e a equipa defendeu-o bastante bem.

O dia era longo, já se sabia: os 264 quilómetros entre Grosseto e Fiuggi eram a mais longa etapa na competição desde 1989, o que só por sim refreou os ataques no pelotão.

O que valia é que a tirada era praticamente plana, destacando-se somente uma pequena subida nos últimos três quilómetros, que não fizeram 'mossa' entre os principais candidatos à vitória.

Ulissi ganhou, em 7:22.22 horas, com o espanhol Juan José Lobato (Movistar) em segundo e o australiano Simon Gerrans (Orica GreenEdge) foi terceiro, com Contador e todos os outros favoritos a entrarem calmamente no pelotão.

Para Ulissi, trata-se de um inesperado regresso à ribalta, festejado com efusão, já que esteve suspenso na última época por doping, por ter registado níveis elevados de salbutamol. O castigo, de nove meses, só permitiu que regressasse em no mês passado, na Volta ao País Basco.

Na classificação geral, Contador continua com dois segundos de avanço sobre o italiano Fabio Aru, da Aastana, e 20 sobre o australiano Richie Porte, da Sky. No 'top-ten' também não há mudanças, face ao que se registava quinta-feira.

André Cardoso (Cannondale-Garmin) entrou hoje em 48.º, a três segundos de Ulissi, voltando a ser o português mais bem classificado, entre os três que estão na corrida.

Fábio Silvestre (Trek) e Sérgio Paulinho (Tinkoff-Saxo) foram respetivamente 177.º e 179.º, perdendo 18.56 minutos para o primeiro.

Na geral, após sete dias, Cardoso continua a ser o melhor, subindo duas posições para 37.º, a 16.01. Paulinho desceu 30 lugares, para 123.º (a 1:01.54) e Silvestre desceu sete, para 164.º (a 1:20.50).

Sábado, Contador vai ter certamente mais problemas que hoje, se ainda não estiver recuperado, já que a oitava etapa conclui-se com uma subida de primeira categoria.

Antes, nos 186 quilómetros ente Fiuggi e Campitello Matese, há ainda uma contagem de segunda.