O ciclista australiano Richie Porte (Sky) foi hoje penalizado em dois minutos pelos comissários da Volta a Itália e com isso praticamente abdicou das suas aspirações ao triunfo final.

Em causa está a infração aos regulamentos que impedem um corredor de uma equipa dar assistência a um de outra, o que se verificou quando o compatriota Simon Clarke (Orica-GreenEdge) lhe deu a roda dianteira que Porte tinha furado, a cinco quilómetros da meta.

Richie Porte tinha perdido 47 segundos na linha de meta para os principais rivais, ficando a 1.09 minutos do líder espanhol, o que lhe valeu cair um lugar para quarto. Com esta penalização, ficou a 3.09, baixando para 12.º da geral.

“Obrigado aos meus companheiros da Sky e ao Simon Clarke por me ajudarem a voltar à prova rapidamente. O que é isto senão uma amizade entre australianos? Furei e o Clarke deu-me a sua roda dianteira. Devo-te uma cerveja”, escreveu Richie Porte no twitter, após a prova.

Minutos depois, o ciclista da Orica-GreenEdge também deu a sua versão: “É australiano e todos nos damos bem. Furou e precisava que alguém o ajudasse. Podia ter-lhe custado da vitória final. A minha equipa não tem ninguém a lutar pela geral. Só ajudei um amigo”.

A verdade é que o gesto praticamente sentenciou as aspirações de Richie Porte a vencer a Volta a Itália.