O ciclista bielorrusso Vasil Kiryienka (SKY) foi hoje o mais rápido no contrarrelógio individual da 14.ª etapa da Volta a Itália em bicicleta, numa etapa em que o espanhol Alberto Contador (Tinkoff-Saxo) recuperou a liderança da geral.

Numa tirada marcada pela chuva, que tem acompanhado o pelotão nas últimas etapas do ‘Giro’, o bielorrusso completou os 59,4 quilómetros do contrarrelógio em 1:17.52 horas, menos 12 segundos do que o espanhol Luis Leon Sanchez (Astana) e 14 do que Contador.

A etapa acabou por ser bastante positiva para o espanhol, que, depois de ter sido prejudicado na chegada de sexta-feira, devido a uma queda coletiva que o fez se atrasar e perder a liderança, voltou a recuperar a camisola ‘rosa’ ao italiano Fabio Aru (Astana).

Na etapa de hoje, o italiano fez apenas o 29.º tempo, gastando mais 3.01 minutos do que Kiryienka e 2.47 do que Contador.

Assim, na classificação geral, Contador mantém-se firme na liderança, esperando conseguir repetir o triunfo alcançado em 2008. O espanhol segue agora com uma confortável margem de 2.28 minutos sobre o segundo classificado, Fabio Aru, e 3.36 sobre o costa-riquenho Andrey Amador (Movistar).

Quanto aos portugueses, André Cardoso (Orica-GreenEdge) continua a ser o melhor colocado, no 29.º posto a 38 minutos da liderança. Já fora dos 100 primeiros, Sérgio Paulinho (Tinkoff-Saxo) é o 110.º colocado e Fábio Silvestre (Trek) 164.º, a 2:07.01 horas e 2:44.54 da liderança, respetivamente.

No domingo, disputa-se a 15.ª etapa da prova, a primeira de alta montanha, entre as localidades de Marostica e Madonna di Campiglio, numa extensão de 165 quilómetros.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.