O município de Penacova anunciou hoje que está a avançar com a construção de centros de “trail running” e de BTT, que deverão ser inaugurados em julho para promover o turismo e o desporto de natureza no concelho.

"Trata-se de dois centros diferentes, mas com aspetos comuns", salientou à agência Lusa o presidente da autarquia, Humberto Oliveira, explicando que a porta de entrada é comum aos dois equipamentos, bem como parte dos percursos.

Segundo o autarca, os percursos pedestres, com cerca de 80 quilómetros, estão a ser desenvolvidos e definidos pelo ultramaratonista Carlos Sá.

Os trilhos de BTT terão menos extensão, de acordo com Humberto Oliveira, mas com possibilidade de serem alargados no futuro.

A inauguração dos dois centros, que oferecem as condições necessárias à prática daquelas atividades, desde balneários a uma pequena oficina de apoio, está prevista ocorrer entre o dia 17 e 19 de julho, por ocasião das festas municipais.

"O objetivo é afirmar Penacova como um território de turismo e desportos de natureza, com infraestruturas que ajudem à sua promoção. A nossa expectativa é a de que possam trazer bastantes pessoas ao concelho", sublinhou o presidente da Câmara.

Humberto Oliveira adiantou ainda que o investimento global atinge os 120 mil euros, 90 mil para o centro de 'trail runnig' e 30 mil para o de BTT.