O ciclista David Rosa apontou esta quinta-feira como objetivo o top-10 na prova de BTT dos I Jogos Europeus, em Baku, ciente das dificuldades de entrar nos cinco primeiros, que valem pontos para o Rio2016.

"É importante ter um bom resultado, pois esta é a antecâmara para o Rio2016. Uma prova que conta também para o apuramento para os Jogos Olímpicos, apesar de não pontuar muito. Seria sempre importante tentar fazer alguns pontos, mas vai ser difícil, pois teria de estar no ‘top-5’", reconhece.

O leiriense está em 12.º num ‘ranking’ mundial em que há apenas um não-europeu no ‘top-20’.

"A Europa é a grande potência do BTT, pelo que o objetivo tangível é estar nos 10 primeiros, o que já seria bastante bom", assumiu.

David Rosa diz que está em vantagem no Azerbaijão por se adaptar bem ao calor, mas depois assume que perde para os rivais por não poder explorar o seu forte, as subidas duras, às quais se adapta melhor.

"Como o percurso é físico e não muito técnico - e dá para meter um ritmo bastante duro - isso equilibra tudo", completou, numa prova "sem sombras, sempre à chapa do calor".

O português vai partir da primeira fila, com oito competidores alinhados, em prova a um circuito ao qual os atletas devem dar cerca de oito voltas, num total entre 1:30 ou 1:45 de disputa.

Brilhar em Baku é o objetivo, mas a mente já está no Rio2016, onde está empenhado em "melhorar o 23.º de Londres2012", que incluiu uma queda em prova que o prejudicou.

Há quatro anos, Portugal garantiu uma vaga nos Jogos Olímpicos com pouco mais de 600 pontos, mas agora David Rosa, a solo, já tem mais de 900 e o país mais de 1.400, pelo que, de momento, no 13.º lugar do ‘ranking’ nas nações, está no grupo que qualifica dois atletas.

O atleta reconhece ainda que a aldeia olímpica "tem muitas distrações", pelo que aconselha os mais jovens a manterem-se "focados" no objetivo para Baku.

"Há muito para ver, mas o dia inteiro em cima das pernas cansa. Devemos saber porque e para que estamos aqui. No fim das competições, podemos ter mais liberdade", concluiu.

David Rosa entra em competição no sábado, tal como Joana Monteiro.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.