Nelson Oliveira, campeão português de ciclismo de fundo e de contrarrelógio, vai defender os títulos em Braga, entre 26 e 28 de junho, frente a Rui Costa, Tiago Machado, André Cardoso, Sérgio Paulinho e Bruno Pires.

O programa dos campeonatos nacionais de ciclismo começa a 26 de junho, a partir das 11:00, com o contrarrelógio de sub-23, com o percurso de 27 quilómetros na ‘Variante do Fojo’, seguindo-se, a partir das 15:00, o ‘crono’ de elite, numa distância de 36 quilómetros.

As provas de fundo têm início no sábado, dia 27 de junho, a partir das 15:00, com os 161 quilómetros da corrida de sub-23, num circuito que inclui Falperra e as subidas ao Bom Jesus e ao Sameiro.

O mesmo circuito vai ser o ‘palco’ da prova de elites, no dia seguinte, a partir das 11:00, obrigando os corredores a 11 voltas, num total de 193,2 quilómetros.

Em comunicado, a organização dos campeonatos destaca a presença inédita nesta temporada das principais “figuras do ciclismo português que correm além-fronteiras”.

Entre os confirmados, destacam-se Rui Costa (Lampre-Merida), campeão do mundo de fundo em 2013, Nelson Oliveira (Lampre-Merida), Tiago Machado (Katusha), André Cardoso (Cannondale-Garmin), Sérgio Paulinho (Tinkoff-Saxo) e Bruno Pires (Tinkoff-Saxo).

“É a prova viva do ecletismo desportivo da cidade e, de forma particular, reforça ainda mais a afirmação de Braga enquanto capital das grandes competições do ciclismo nacional”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, citado pela organização, cujo município vai acolher a competição nos próximos três anos.

Além de Nelson Oliveira, que arrebatou no Sabugal os dois títulos do escalão principal, em 2014 os atualmente elites Joaquim Silva (W52-Quinta da Lixa) e Rafael Reis (Tavira) sagraram-se campeões de sub-23 na prova de fundo e no contrarrelógio, respetivamente.