O português António Carvalho (W52-Quinta da Lixa) venceu hoje a primeira etapa do Grande Prémio Jornal de Notícias em bicicleta, entre Esmoriz e Sameiro, em Braga, e assumiu a liderança da corrida.

António Carvalho cumpriu os 164 quilómetros da tirada em 4:08.27 horas, batendo ao ‘sprint’ Bruno Silva (LA Alumínios-Antarte) e Joni Brandão (Efapel), segundo e terceiro classificados, respetivamente, com o mesmo tempo do vencedor.

“Esta vitória não é minha, mas de toda a equipa, que trabalhou muito para este resultado. Já nos dois quilómetros finais, pedi ao Joaquim Silva que metesse um ritmo que não permitisse a ninguém sair e ele fez isso exemplarmente até faltarem 500 metros para a chegada. Aí foi a minha vez de estar atento aos adversários. Sabia que o Joni Brandão iria atacar, fui na roda e passei-o a 100 metros do fim”, explicou o camisola amarela, sobrinho de Fernando Carvalho, único corredor que conquistou duas edições do Grande Prémio Jornal de Notícias, em 1986 e em 1989.

O ‘rei’ da montanha na edição de 2014 da Volta a Portugal lidera a corrida com três segundos de vantagem sobre Bruno Silva e seis sobre Joni Brandão.

No domingo, disputa-se a segunda e última etapa em linha da 25.ª edição do GP Jornal de Notícias, entre Lordelo, em Paredes, e o Porto, onde a meta vai estar instalada da Avenida 25 de Abril.