O organizador da prova passou esta terça-feira em revista a 77ª edição da Volta a Portugal. A prova realiza-se entre os dias 29 de julho e 9 de agosto.

O antigo ciclista falou das principais novidades da prova rainha do ciclismo português, que para Joaquim Gomes continua a ser o evento desportiva mais popular de Portugal.

“Julgo que apresentamos um percurso extremamente competitivo, que vai permitir que corredores com as mais diversas características tenham oportunidade de brilhar: Nas poucas chegadas que estão destinadas aos sprinters; naquelas que certamente estarão talhadas para os grandes trepadores; o contrarrelógio; e depois aquelas etapas de transição que têm aquelas fugas mais ou menos consentidas”, afirmou Joaquim Agostinho durante a apresentação da 77ª edição da Volta a Portugal que teve lugar na Câmara Municipal de Lisboa.

“Procurámos trazer algumas regiões com peso simbólico e nesse aspeto o facto digno de registo é o regresso do nordeste transmontano: O final em Bragança logo na primeira etapa em linha, a passagem por Mirandela; a manutenção de palcos de excelência como a Senhora da Graça; a chegada ao Alto da Torre. A nossa preocupação foi manter intactas as premissas que mantêm a Volta a Portugal como o evento desportivo em Portugal mais popular no nosso país”.

O organizador da prova comentou ainda a estreia da etapa Condeixa-a-Nova e o regresso de Vila Franca de Xira, 40 anos depois.

"Termos municípios que se estreiam na prova é de facto um motivo de grande orgulho para o organizador. Há que saudar o regresso de Vila franca de Xira: O próprio Rui costa [Ciclista português da Lampre-Merida” admite que Joaquim Agostinho foi melhor ciclista português de sempre e Vila Franca de Xira proporcionou um das últimas vitórias [ao malogrado corredor] num contrarrelógio que ligou Vila Franca de Xira a Lisboa”.

A Volta a Portugal inicia-se no dia 29 de julho com um prólogo em Viseu e termina no dia 9 de agosto, numa etapa entre Vila Franca de Xira e Lisboa.