O ciclista espanhol Julen Amezqueta (Cafés Baque) confirmou este domingo a vitória na 23.ª Volta a Portugal do Futuro, tornando-se no sexto espanhol a vencer a principal prova portuguesa para o escalão sub-23.

Na quarta e última etapa, uma ligação de 121 quilómetros com partida em São Pedro do Sul, Luís Gomes (Liberty Seguros-Carglass) conseguiu ser mais forte nos metros finais e triunfar ao ‘sprint’ em Oliveira de Azeméis.

Na longa reta da meta, o ciclista português, que cumpriu a tirada em 3:20.16 horas, quatro segundos à frente do próprio camisola amarela, Julen Amezqueta, e do russo Vadim Zhuravlev (Lokosphinkx).

Com o segundo posto na última etapa, o corredor natural de Estella, terra do cinco vezes vencedor do Tour Miguel Indurain, confirmou a vitória final, que, na sua opinião, vai ajudá-lo a resolver “algumas indefinições” na sua carreira.

Nas contas finais da Volta a Portugal do Futuro, o ucraniano Anatoliy Budyak, que venceu as classificações da montanha e juventude, foi segundo classificado a 13 segundos do vencedor, com Alvaro Trueba, também da Cafés Baque, a ser terceiro, a 26.