O ciclista português Tiago Machado (Katusha) subiu hoje dois lugares, para 10.º, na Volta a Burgos, em Espanha, no dia em que de Miguel Ángel López (Astana) venceu a quarta etapa e assumiu a liderança.

O jovem colombiano, vencedor da Volta a França do Futuro, foi o mais forte na chegada a Pineda de la Sierra, onde a meta coincidiu com contagem de montanha de terceira categoria, e destronou o espanhol Luis León Sánchez, seu colega de equipa, que cedeu 32 segundos.

López cumpriu 161 quilómetros de percurso, iniciado em Belorado, em 4:11.17 horas, um segundo à frente de Dani Moreno (Katusha) e com quatro de vantagem sobre o francês Pierre-Roger Latour (Ag2r La Mondiale) e o italiano Michel Scarponi (Astana), enquanto Tiago Machado chegou na nona posição, a 21 segundos.

Na geral, o novo camisola roxa comanda com quatro segundos de avanço sobre Scarponi e oito sobre o estoniano Rein Taaramae, um trio da Astana que ainda beneficia da vitória da equipa cazaque no contrarrelógio coletivo da segunda etapa. León Sánchez caiu para quinto, a 31 segundos, e Tiago Machado fecha o 'top 10', a 53.

Com quatro homens na Astana nos cinco primeiros lugares - Dani Moreno (Katusha) é quarto - a prova termina no sábado com uma etapa de 170 quilómetros entre Comunera de Revenga e as Lagoas de Neiva, decisiva contagem de montanha de categoria especial a encerrar um traçado com um total de sete subidas.