O ciclista Delio Fernandéz, da W52-Quinta da Lixa, admitiu esta segunda-feira que sempre teve a ilusão de discutir a Volta a Portugal, considerando que "seria justo" subir ao pódio em Lisboa.

"Estive bem em toda a Volta, sempre ao lado do Gustavo [Veloso], e acho que o pódio era justo", disse Delio Fernandéz à agência Lusa.

O quarto classificado da Volta 2015 foi traído por uma avaria mecânica, quando era segundo da geral, mas recusa o papel de vítima, falando em "azares próprios do desporto".

"Sinto-me até muito afortunado, ganhei duas etapas míticas, especialmente a da Torre, e sempre tive a ilusão de discutir a Volta", acrescentou.

Delio, que partilhou com o colega e amigo Gustavo Veloso a liderança da equipa, disse ter preparado a Volta como se fosse o (único) líder da W52-Quinta da Lixa e revelou a tática para a prova.

"Tínhamos uma tática para manter os dois corredores na discussão até aos últimos dias, mas hoje o Gustavo faz a diferença no contrarrelógio e segura-se na montanha e, por isso, não é uma casualidade o seu segundo triunfo consecutivo na Volta", revelou, sem esconder que "uma Volta sem ‘crono' adaptava-se melhor" às suas características.

O ciclista espanhol reconheceu que já evoluiu "um bocado" no contrarrelógio e que poderá ainda melhorar nesta especialidade, sem ter a certeza se será o suficiente para um dia chegar a vencer uma prova como a Volta a Portugal.

Delio Fernandéz foi um dos elementos da W52-Quinta da Lixa hoje agraciados naquela cidade pelo município de Felgueiras, com a entrega de medalhas personalizadas, em sinal de "reconhecimento e muito apreço" do concelho.