A quarta etapa da Volta em Espanha em bicicleta terminou esta terça-feira com a vitória do espanhol Alejandro Valverde (Movistar), num dia em que o português José Gonçalves (Caja Rural) terminou no quinto posto.

Naquela que foi a etapa mais extensa da edição de 2015 da ‘Vuelta’, com 209,6 quilómetros, o ciclista de Múrcia acabou por ser o mais forte na rampa final, terminando a etapa em 5:07.30 horas.

Na subida final, com uma inclinação a rondar os 14%, o irlandês Nicolas Roche (Sky) tentou surpreender com um ataque ainda longe da meta, mas nos derradeiros 400 metros perdeu andamento e a 100 acabou por ser ultrapassado por Valverde, que ao seu jeito acelerou para garantir o triunfo em Vejer de la Frontera.

Para trás, o espanhol deixou o vencedor da tirada de segunda-feira, o eslovaco Peter Sagan (Tinkoff-Saxo) e o espanhol Dani Moreno (Katusha), segundo e terceiro classificados, respetivamente.

Com o mesmo tempo do vencedor terminou o português José Gonçalves, que ainda tentou a vitória na etapa, mas viu-se ultrapassado já bem perto da meta.

Um pouco mais atrasados, a 11 segundos do grupo vencedor, chegaram os portugueses André Cardoso (Cannondale-Garmin) e Nelson Oliveira (Lampre-Merida), 27.º e 29.º, sendo que Ricardo Vilela (Caja Rural) concluiu a etapa a 1.10 minutos, na 52.ª posição, enquanto Tiago Machado (Katusha) chegou a 3.39 minutos, na 89.º posição, e Sérgio Paulinho (Tinkoff – Saxo) foi um dos últimos a cruzar a meta, perdendo 8.08 minutos.

No que diz respeito à classificação geral, a liderança da prova continua na posse do colombiano Esteban Chaves (Orica-GreenEDGE), que segue com cinco segundos de vantagem sobre o holandês Tom Dumoulin (Giant-Alpecin) e 12 face a Roche.

Quanto aos portugueses, o mais bem classificado continua a ser André Cardoso, que hoje caiu para o 19.º, a 1.15 minutos de Chaves.

Mais atrasados segue José Gonçalves, no 35.º posto, a 3.01 minutos do líder, sendo que um pouco mais atrás, na 38.ª posição, segue Ricardo Vilela, a 3.18.

Na quarta-feira, a quinta etapa vai ligar Rota a Alcalá de Guadaíra, na extensão de 167,3 quilómetros, com uma rampa no último quilómetro.

*Artigo atualizado às 18h42.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.