A etapa de hoje da Volta a Espanha em bicicleta teve um sabor agridoce para a Orica-GreenEDGE, com a vitória na tirada que terminou em Alcalá de Guadaíra a ter como contraponto a perda da camisola vermelha.

O australiano Caleb Ewans foi o mais forte no 'sprint' na chegada em rampa, mas o andamento final do pelotão provocou alguns 'cortes', de poucos segundos, é certo, mas o suficiente par o colombiano Esteban Chaves ter de ceder o símbolo da liderança para o holandês Tom Dumoulin (Giant-Alpecin), por um segundo apenas.

Como tem sido habitual neste Volta a Espanha, o eslovaco Peter Sagan (Tinkoff-Saxo) atacou forte, na aproximação à meta, só que a Orica-GreenEDGE, com Mathew Hayman, reagiu muito bem, e colocou o 'sprint' decisivo a três, com Ewans, Sagan e também o alemão John Degenkolb (Giant-Alpecin).

O australiano acabaria por ser o melhor, nos 167,3 quilómetros entre Rota e Alcalá de Guadaíra, que cumpriu em 3:57.28, deixando Degenkolb em segundo, Sagan em terceiro e o holandês Jean-Pierre Drucker (BMC) em quarto.

Todos os restantes perderam tempo, terminando o pelotão com alguns cortes: Dumoulin ficou a dois segundos e Chaves a oito, por exemplo, o que justifica algumas alterações de pequena monta na classificação geral.

A liderança de Dumoulin é mínima, com um segundo somente sobre o colombiano, aparecendo agora em terceiro, a 16 segundos, o irlandês da Sky Nicholas Roche e em quarto outro irlandês, mas da Cannondale, Daniel Martin, a 25 segundos.

Com 14 ciclistas separados na frente por um minuto, continuam na luta pela vitória final todos os favoritos, como o britânico Chris Froome (Sky), o colombiano Nairo Quintana e o espanhol Alejandro Valverde (ambos da Movistar), o italiano Fabio Aru (Astana) e o espanhol Joaquim Rodríguez (Katusha).

Quanto aos portugueses, só André Cardoso (Cannondale-Garmin) continua com os melhores, entrando a oito segundos de Ewans e mantendo o 19.º lugar da classificação geral, a 1.16 minutos da liderança.

Os restantes cinco portugueses perderam mais tempo, hoje: Ricardo Vilela (Caja Rural) 17 segundos, Nelson Oliveira (Lampre-Merida) 48, Tiago Machado (Katusha) 1.09 minutos, José Gonçalves (Caja Rural) 1.58 e Sérgio Paulinho (Tinkoff-Saxo) 2.00.

Ricardo Vilela sobe um lugar, para 37.º (a 3.28) e José Gonçalves desce nove, para 44.º (a 4.52). Nelson Oliveira é 62.º (10.05), Paulinho 74.º (13.11) e Tiago Machado 75.º (13.18).

A sexta etapa da prova, que se disputa na quinta-feira, vai ligar Córdoba a Sierra de Cazorla, num percurso com a extensão de 200,3 quilómetros e duas contagens de terceira categoria, a segunda das quais a coincidir com a meta.