O holandês Wim Stroetinga e a espanhola Ana Usabiaga ganharam hoje, em Sangalhos, o scratch do Troféu Centro de Alto Rendimento (CAR) Anadia, em finais do primeiro dia de competição da classe 1 internacional de ciclismo de pista.

O melhor português da prova masculina, na categoria de elite, foi Miguel Amorim, da equipa francesa US-Creiteil, que cortou a linha de meta em quinto lugar.

Já na vertente feminina, a melhor atleta lusa foi Ana Azenha, que terminou a prova no terceiro lugar, a duas voltas da vencedora.

Nesta categoria scratch - prova limitada a 24 corredores em que todos começam ao mesmo tempo em pelotão compacto, vencendo quem chegar em primeiro -, a vertente masculina, de 15 quilómetros, foi pautada por um ritmo forte.

O espanhol David Muntaner (ActiveJet Team) mexeu com a corrida desmantelando o pelotão a quatro voltas do final, mas com Theo Bos (seleção da Holanda) a fazer a perseguição, encurtando a vantagem do espanhol e lançando o 'sprint' do compatriota Wim Stroetinga, nos últimos 50 metros. O suíço Cláudio Imhof foi o segundo e Bos terminou em terceiro.

Na vertente feminina, a corrida, com 10 quilómetros, foi dominada pelas atletas do país basco espanhol. Ana Usabiaga (Eustrak-Euskadi) venceu sem oponentes à altura, a sua irmã, Irene Usabiaga, ficou em segundo lugar a mais de volta, tendo a lusa Ana Azenha fechado o pódio.

As competições de omnium para elite, que incluem seis provas diferentes, iniciaram-se também hoje, com Ivo Oliveira (Liberty Seguros/Carglass) em destaque no setor masculino, chegando a metade da competição no segundo lugar, após somar os pontos das provas de volta lançada, perseguição individual e eliminação.

O holandês Tim Veldt, vice-campeão mundial desta disciplina em 2014, lidera a categoria, com mais seis pontos que Ivo Oliveira. O terceiro é o suíço Claudio Imhof.

Na vertente feminina de omnium, Ana Usabiaga lidera com 118 pontos, seguindo-se Irene Usabiaga, com 118, e a portuguesa Ana Azenha, com 108.

No sábado, entra em ação, nas competições de velocidade, o francês Grégory Baugé, que soma nove medalhas de ouro em mundiais e é atual campeão do mundo da especialidade.

O Troféu CAR Anadia disputa-se até domingo, no velódromo local, com provas de manhã e de tarde, e tem entrada gratuita.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.