Os ciclista portugueses Ivo e Rui Oliveira, ambos da Liberty Seguros/Carglass, garantiram hoje o segundo e terceiro lugar, respetivamente, na corrida de omnium para elite de ciclismo de pista, no Troféu Centro de Alto Rendimento (CAR) de Anadia.

A subida ao pódio, no Velódromo Nacional, em Sangalhos, os dois corredores, que são irmãos gémeos, foi ainda mais especial uma vez que precisamente hoje festejaram o seu 19.º aniversário.

O vencedor da corrida foi o holandês Tim Veldt, vice-campeão mundial desta disciplina em 2014, que somou 237 pontos, seguido por Ivo Oliveira, com 208 pontos, enquanto o seu irmão Rui Oliveira fechou o pódio após obter 196 pontos.

Ivo Oliveira considerou este "um excelente resultado", confessando que "foi impossível ultrapassar o Tim Veldt, um corredor muito bom", partilhando a satisfação pelo resultado do irmão.

Com estas marcas dos irmãos Oliveira na prova de classe 1 no calendário internacional, Portugal ficam em boa posição para, numa próxima atualização do ‘ranking’ mundial da modalidade poder ter acesso às provas da Taça de Mundo.

Na vertente feminina da corrida omnium, o domínio foi espanhol, com três corredoras do país vizinho a preencherem o pódio.

A basca Irene Usabiaga venceu, com 265 pontos, mais 33 do que a irmã e companheira de equipa Ana Usabiaga. A galega Maria de Jesús Barros foi a terceira, com 182 pontos.

Na corrida da final de velocidade, uma das mais esperadas do dia, onde participou o francês Grégory Baugé, o campeão do mundo apurou-se para a discussão do primeiro lugar, mas perdeu perante o seu compatriota Quentin Lafarge. O terceiro classificado foi o espanhol Juan Peralta.

Na vertente feminina de velocidade, a campeã europeia de sub-23, Katy Marchant, da Grã-Bertenha, foi mais forte, relegando para a segunda posição Daria Shmeleva, da Rússia. O terceiro posto ficou para Virginie Cueff, da França.

O dia de hoje em Sangalhos foi ainda pautado por seis finais na categoria de juniores, onde no setor masculino, o italiano Gianluca Sfascia foi o mais rápido em contrarrelógio, segundo do francês Maxime Vienne, enquanto o luso-francês Miguel do Rego foi o terceiro.

Nos juniores femininos, Joana Ferreira começou o dia a ganhar, impondo-se nos 500 metros contrarrelógio, com Soraia Silva a ficarem segundo lugar e Natacha Carapeto a fechar o pódio.

Miguel do Rego foi o melhor júnior em scratch, adiantando-se a Isaac Pereira (e a Felipe Tavares (Beste Alde), segundo e terceiro, respetivamente. Na mesma disciplina, mas em femininas, impôs-se Soraia Silva, diante de Natacha Carapeto e de Beatriz Lopes.

Nas corridas por pontos, também em juniores, Miguel do Rego bateu sem dificuldade Maxime Vienne Rui Silva, enquanto na vertente feminina, numa corrida mais equilibrada, onde Soraia Silva venceu, superando Natacha Carapeto e Joana Ferreira.

Para este domingo estão reservadas as provas finais do Troféu CAR Anadia, com provas entre as 09:30 e as 12:30, de novo com entrada gratuita para o público.