Rui Vinhas (W52-Quinta da Lixa) assumiu hoje a liderança do Grande Premio do Dão em bicicleta, ao vencer conseguir a sua primeira vitória na carreira profissional na primeira etapa, que terminou em Mangualde.

“É a minha primeira vitória e devo-a à equipa. Trabalhei para os meus colegas ao longo de todo o ano e eles hoje retribuíram esse esforço. Não será fácil segurar a camisola amarela, mas tudo iremos fazer para o conseguir”, afirmou Vinhas, citado pela Federação Portuguesa de Ciclismo.

Vinhas concluiu os 146 quilómetros desde Nelas em 3:41.30 horas, menos 19 segundos do que o espanhol e seu companheiro de equipa Delio Fernández, segundo classificado, e menos 23 do que Bruno Sancho (Anicolor), terceiro.

No arranque da última prova do calendário nacional de estrada, Joaquim Silva (W52-Quinta da Lixa), Ricardo Mestre (Tavira) e Oscar González (Efapel) protagonizaram a maior fuga do dia, que valeu ao corredor da W52-Quinta da Lixa a camisola da montanha, mas foram alcançados a 25 quilómetros da meta.

“É a minha primeira vitória e devo-a à equipa. Trabalhei para os meus colegas ao longo de todo o ano e eles hoje retribuíram esse esforço. Não será fácil segurar a camisola amarela, mas tudo iremos fazer para o conseguir”, garantiu o sobradense.

No domingo, o calendário nacional encerra com os 129,4 quilómetros a segunda e última etapa da corrida, entre Penalva do Castelo e Viseu.