O ‘sprinter’ britânico Mark Cavendish vai correr pela MTN-Qhubeka, anunciou hoje a primeira equipa africana do principal escalão do ciclismo mundial, que também contratou Mark Renshaw.

Aos 30 anos, o campeão do mundo de fundo em 2011 e vencedor de 26 etapas no Tour chega à formação sul-africana, que vai passar a ser designada de Dimension Data, depois de três temporadas na belga Etixx-Quick Step, equipa pela qual não volta a correr por estar a recuperar de uma operação ao ombro.

“Estou muito entusiasmado por fazer parte da equipa para 2016. Tenho acompanhado de perto o crescimento desta equipa, especialmente na última temporada e fiquei muito impressionado com o espírito, força e dinâmica de grupo. É justo dizer que grande parte do pelotão conferiu a forma incrível como a equipa correu este ano”, afirmou o ‘Expresso da ilha de Man’.

“A integração do Mark Cavendish na nossa equipa é um grande passo em frente para tentarmos chegar ao próximo nível do ciclismo mundial. A chegada de Mark Renshaw e Bernie Eisel [austríaco, ex-Sky] é uma alteração em termos de experiência, que, com um incrível talento, nos abre muitas possibilidades”, explicou o proprietário da equipa, Douglas Ryder.

Depois da proveitosa colaboração, entre 2009 e 2011, Renshaw e Cavendish correram em formações diferentes em 2012, com a transferência de ‘Cav’ para a Sky, mas reencontraram-se em 2014, na Etixx-Quick Step.