O português Tiago Machado (Katusha) disse hoje adeus a uma época interminável, que o levou a ser o terceiro ciclista com mais dias de prova, ao cortar a meta do Gran Piemonte, a sua última prova de 2015.

Quem consultar o site especializado 'CQ Ranking' encontrará Tiago Machado no terceiro lugar da lista de ciclistas com mais dias de competição (90), atrás apenas do holandês Martijn Keizer (Lotto NL-Jumbo), líder com 94, e do francês Pierre Rolland (Europcar), segundo com 93.

No entanto, ninguém melhor do que o próprio para dizer quantos dias tem nas pernas. “Pelas minhas contas são 92”, corrigiu em conversa com a Agência Lusa.

O ciclista da Katusha perdeu a conta aos quilómetros que fez desde o já remoto Tour Down Under, que começou a 20 de janeiro, e o Gran Piemonte, que hoje encerrou a sua temporada, na qual se inclui ainda a presença na Volta a França e na Volta a Espanha, esta última completamente inesperada – foi chamado na véspera para substituir colegas em ‘apuros’.

“Houve situações que não foram fáceis de contornar e, por isso, tive tantos dias de competição. A sensação é a mesma de sempre, fiz o meu melhor e agora descanso de consciência tranquila”, assumiu à Lusa.

O corredor de Famalicão, que a 18 de outubro cumpre 30 anos, não tem memória, nos seus seis anos como ‘estrangeiro’, de uma época com tantos dias de competição e, ainda assim, recusa-se a apontar momentos maus.

“Os momentos mais duros são sempre aqueles em que queremos estar melhor e as pernas não respondem. Todos os dias são felizes, faço o que mais adoro que é andar de bicicleta”, disse Machado, que foi terceiro na Volta ao Algarve, segundo na Volta à Baviera, medalha de prata no contrarrelógio e de bronze na prova de fundo dos Nacionais de ciclismo de estrada.

No adeus a 2015, pelo menos competitivamente, ‘Tiaguinho’ reconheceu à Lusa que as dores nas pernas são “mesmo muitas” e o cansaço também, mas que, cortada a linha de meta, o mais importante é a sensação do dever cumprido.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.