A prova-teste de BMX para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro foi hoje suspensa devido à falta de segurança da pista, indicou o Comité Rio2016.

“Depois de terem treinado [na sexta-feira] na pista do Complexo desportivo de Deodoro, os ciclistas sugeriram à União Ciclista Internacional (UCI) que faça modificações para tornar a prova mais interessante e, eventualmente, mais segura”, declarou a organização em comunicado, no dia em que a prova-teste deveria arrancar.

O Comité Rio2016 informou ainda que vai realizar “pequenas alterações” para que a competição possa iniciar-se no domingo.

Esta é a primeira vez que a organização dos Jogos Olímpicos de 2016 se vê obrigada a suspender uma prova-teste.

A pista de BMX, construída no complexo desportivo de Deodoro, foi desenhada por Tom Ritzenthaler, um dos maiores especialistas mundiais na construção deste tipo de infraestruturas e responsável pelas pistas de Pequim2008 e Londres2012, e foi aprovada pela UCI.

De acordo com o diário ‘O Globo’, na sexta-feira, 90 ciclistas de 30 países queixaram-se que os ângulos de certas rampas podiam causar acidentes. A pista masculina, de 399 metros, e a feminina, de 372, foram, segundo o jornal, consideradas perigosas, o que levou os ciclistas a fazer um ultimato ao Comité2016.

O britânico Liam Phillips, campeão mundial em 2013, congratulou-se nas redes sociais pela união dos ciclistas: “Nós não devemos correr em pistas que não estão conformes com as regras”.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.